Instituto de Previdência de Vila Velha elege conselheiros nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (14) acontece a eleição para os conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Vila Velha (IPVV), biênio 2024/2026. A votação acontece das 08 às 16 horas no Instituto, na sede da Prefeitura de Vila Velha e no prédio administrativo das secretarias municipais de Educação e Saúde.
O presidente do IPVV, Joel Rangel, reforça a importância da eleição. “É fundamental a participação dos segurados nos conselhos, para que possam avaliar os serviços públicos que lhe são oferecidos, bem como opinar pela melhoria desses serviços”, salientou.
Assim, a efetiva participação de representantes dos servidores públicos ativos e inativos junto aos colegiados e instâncias de decisão em que os seus interesses sejam objeto de discussão e deliberação são de suma importância, com destaque para a atuação do Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal.
A existência do Conselho Deliberativo possui guarida nos pilares da governança corporativa, destinados ao alcance da máxima transparência e segurança na gestão do Regime de Previdência dos servidores do Poder Executivo e do Poder Legislativo de Vila Velha. Além de deliberar sobre as diretrizes estratégicas da instituição, compete ao colegiado monitorar os trabalhos da Diretoria Executiva, atuando como elo entre esta e os segurados.
O Conselho Fiscal também é parte integrante do sistema de governança, valendo-se como órgão de fiscalização independente, cujo objetivo é examinar, acompanhar e fiscalizar a administração do Regime Próprio de Previdência Social no que tange aos seus deveres legais. Ele deve se relacionar com os diversos órgãos e agentes públicos, que darão subsídio para o amplo acesso e consecução de suas finalidades.
A responsabilidade dos conselheiros se relaciona com a organização, independentemente do interesse daqueles que estejam representando. Assim, sua atuação deve ser pautada por equidade, transparência, independência e confidencialidade.
A Comissão Eleitoral, designada através da Portaria nº 840 de 27 de setembro de 2024 está organizando os trabalhos deste pleito e poderá ser contatada na sede do IPVV para mais informações.