Instituto de Previdência faz audiência pública para apresentação de resultados
Instituto de Previdência faz audiência pública para apresentação de resultados
Instituto de Previdência faz audiência pública para apresentação de resultados
O Instituto de Previdência de Vila Velha (IPVV) realizou sua audiência pública anual junto a seus segurados do regime próprio de previdência, servidores ativos, aposentados e pensionistas. A novidade este ano foi a realização presencial da audiência, que aconteceu na última terça-feira (24) no auditório do Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental, no Parque Urbano Duque de Caxias, Centro.
Na ocasião, aconteceu a exposição dos resultados relativos ao exercício de 2024 constantes no Relatório de Governança Corporativa, Política de Investimentos e da Avaliação Atuarial.
Representando o prefeito Arnaldinho Borgo na abertura dos trabalhos, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha, Joel Rangel, destacou a importância da realização da audiência no viés do compromisso da gestão com a transparência e qualidade técnica das ações.
Na sequência, o diretor-presidente do Instituto, Caio Marcos Candido, fez a exposição de dados contidos no relatório de governança, seguido da exposição do assessor Atuarial, Richard Mendes Duztamnn e do diretor Financeiro do Instituto, Reynaldo Luiz Fassarela.
Ao final da apresentação, os participantes puderam registrar alguns questionamentos que foram respondidos pelos técnicos.
O assessor Atuarial, Richard Mendes Duztamnn, ressaltou a importância da realização da audiência pública. “Hoje pudemos demonstrar os recursos, os compromissos, a seriedade que o IPVV tem com os assegurados, para o funcionalismo aqui de Vila Velha. E nós estamos à disposição para esclarecer qualquer questão, qualquer dúvida que haja em relação ao nosso regime próprio”, afirmou.
Já o diretor-presidente do IPVV, Caio Marcos Candido, destacou também os próximos passos do órgão a partir dos bons resultados apresentados. “Para seguirmos tendo a sustentabilidade atuarial, trabalhamos com o cuidado no investimento e na aplicação do recurso, a eficácia e eficiência nessa aplicação. Também estamos estudando as legislações para verificar qualquer brecha que haja, para a gente melhorar o atendimento e a aplicação do recurso”, disse.
Caio também garantiu a normalidade nos pagamentos futuros aos segurados. “Com o que nós temos hoje já é possível garantir essa tranquilidade para os segurados. Nós estamos com um superávit no nosso fundo previdenciário suficiente para pagar todos os nossos compromissos com as pensões e aposentadorias de todos os servidores que estão hoje no Poder Executivo Municipal, no Poder Legislativo Municipal e na própria autarquia previdenciária”, frisou o diretor-presidente do Instituto.
A realização da audiência pública anual de prestação de contas visa a atender os requisitos do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS).
Um dos objetivos é o fortalecimento de ações de diálogo com os segurados e a sociedade civil para divulgação das informações relativas ao resultado da gestão do RPPS para os diferentes órgãos e entidades integrantes do governo do ente federativo, instituições públicas e privadas e para o conjunto da sociedade.
Publicado em: 27 de junho de 2025
Texto: Anderson Neto
Foto: Anderson Neto