Home

As propriedades da beterraba

Muito comum em nosso país a beterraba normalmente é consumida cozida, como salada ou sopas. Suas propriedades nutricionais são muitas e é um excelente restaurador de energias, sendo indicada para pessoas convalescentes. Mas seu consumo não deve ser feito somente por aqueles que se encontram cansados ou doentes, descubra agora outras propriedades importantíssimas da beterraba.

As propriedades nutricionais

A beterraba é fonte das vitaminas A, C e do complexo B. Também possui ferro, magnésio, zinco, potássio e fósforo. O ferro não é muito, mas o que ela contém tem a vantagem de ser facilmente assimilado pelo organismo: por isso ela é recomendada no tratamento de anemias e também ajuda no tratamento de distúrbios do fígado e do baço.

Possui pectinas, o que é ótimo para quem sofre de prisão de ventre, já que é um leve laxante. Também possui flavonóides e carotenóides, que ajudam a prevenir a oxidação das paredes das artérias e do colesterol bom, evitando assim o aumento do mau colesterol, e do aparecimento de problemas do coração.

Os sais minerais encontrados na raiz são também encontrados, mas em maior quantidade, nas suas folhas, que também podem (e devem) ser consumidas.

As propriedades medicinais

A beterraba é aconselhada no tratamento de qualquer tipo de doença, mas principalmente as doenças de origem sexual, pedras nos rins, afecções da vesícula, fígado, pulmões e problemas de próstata.

É recomendada também para gestantes, pois possui boas quantidades de ácido fólico, que previne a má formação do feto. Além disso fortalece o sistema imunológico.

 

Devido aos bons teores de potássio e manganês, fortalece os músculos do coração. Ainda combate reumatismo e artrite, regulariza a pressão arterial, é um tônico natural, aumenta a resistência física, é diurético e também revitalizante.

Como consumir

Uma ótima opção de consumo da beterraba é na forma de suco, pode ser puro, com um limão, ou misturado com cenoura, maçã ou laranja. O suco é utilizado especialmente para prevenir artrite e reumatismo, para fortalecer os tendões e aumentar o sistema imunológico. Deve ser coado ou passado pela centrífuga, para retirar as fibras.  As folhas podem ser usadas nos sucos também.

Outras opções de consumo é como salada, crua ou cozida, em sopas ou tortas.

E você? Como costuma consumir a beterraba?

Um abraço e até apróxima!

Endereço:
Rua Cabo Aylson Simões, 536
Ed.Central park,Centro Vila Velha/ES
CEP:29.100-325

TeleFax:
27 3229-7859
27 3239-3708


 

Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta;
08:30hs ás 17:00hs

Serviços Importantes: