INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA

VILA VELHA

As propriedades da beterraba

Muito comum em nosso país a beterraba normalmente é consumida cozida, como salada ou sopas. Suas propriedades nutricionais são muitas e é um excelente restaurador de energias, sendo indicada para pessoas convalescentes. Mas seu consumo não deve ser feito somente por aqueles que se encontram cansados ou doentes, descubra agora outras propriedades importantíssimas da beterraba.

As propriedades nutricionais

A beterraba é fonte das vitaminas A, C e do complexo B. Também possui ferro, magnésio, zinco, potássio e fósforo. O ferro não é muito, mas o que ela contém tem a vantagem de ser facilmente assimilado pelo organismo: por isso ela é recomendada no tratamento de anemias e também ajuda no tratamento de distúrbios do fígado e do baço.

Possui pectinas, o que é ótimo para quem sofre de prisão de ventre, já que é um leve laxante. Também possui flavonóides e carotenóides, que ajudam a prevenir a oxidação das paredes das artérias e do colesterol bom, evitando assim o aumento do mau colesterol, e do aparecimento de problemas do coração.

Os sais minerais encontrados na raiz são também encontrados, mas em maior quantidade, nas suas folhas, que também podem (e devem) ser consumidas.

As propriedades medicinais

A beterraba é aconselhada no tratamento de qualquer tipo de doença, mas principalmente as doenças de origem sexual, pedras nos rins, afecções da vesícula, fígado, pulmões e problemas de próstata.

É recomendada também para gestantes, pois possui boas quantidades de ácido fólico, que previne a má formação do feto. Além disso fortalece o sistema imunológico.

 

Devido aos bons teores de potássio e manganês, fortalece os músculos do coração. Ainda combate reumatismo e artrite, regulariza a pressão arterial, é um tônico natural, aumenta a resistência física, é diurético e também revitalizante.

Como consumir

Uma ótima opção de consumo da beterraba é na forma de suco, pode ser puro, com um limão, ou misturado com cenoura, maçã ou laranja. O suco é utilizado especialmente para prevenir artrite e reumatismo, para fortalecer os tendões e aumentar o sistema imunológico. Deve ser coado ou passado pela centrífuga, para retirar as fibras.  As folhas podem ser usadas nos sucos também.

Outras opções de consumo é como salada, crua ou cozida, em sopas ou tortas.

E você? Como costuma consumir a beterraba?

Um abraço e até apróxima!

Data de Publicação: segunda-feira, 13 de maio de 2013

Endereço Rua Henrique Moscoso, 1275 - Centro de Vila Velha, Vila Velha/ES, 29.100-021

Atendimento Telefone(s):
(27)3229-7859/3239-3708

E-mail:
ouvidoria@ipvv.es.gov.br
Horário de atendimento ao público Segunda - Sexta, 08h00 às 16h00