Vila Velha lança dois editais culturais nesta quarta (13)

De: Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura
Texto: Luiz Eduardo Neves| Foto: Assessoria
Criado: 13 de outubro de 2021

A partir desta quarta (13), estão abertas as inscrições para o Edital nº 06/21, de Seleção de Atividades de Difusão de Arte e Cultura em Formato Virtual. O valor individual do prêmio é de R$ 1.100, contemplando 102 projetos e totalizando R$ 112.200, valor proveniente de recursos federais da Lei Aldir Blanc no Fundo de Cultura Municipal.

As propostas poderão abranger atividades dos segmentos de teatro, ópera e música de concerto, dança, artes visuais, audiovisual, cineclube, patrimônio histórico e cultural, cultura popular tradicional, capoeira, música, literatura, arte urbana, economia criativa e solidária, artesanato e circo.

As apresentações online (lives), oficinas, workshops, cursos ou palestras deverão ter duração mínima de 30 minutos e máxima de 50.

Mestres e Mestras

Também estão abertas, a partir desta quarta (13), as inscrições para o Edital nº 07/21, Premiação de Mestres e Mestras das Culturas Populares e Tradicionais, voltado para personalidades que contribuíram e ainda contribuem para o fortalecimento da identidade cultural regional.

Os proponentes devem ter atuação como mestres e mestras da cultura popular; pais e mães de terreiros de religião de matriz africana; lideranças indígenas, liderança cigana; comunidades tradicionais; artistas circenses; e do samba e carnaval. Serão 20 prêmios, no valor individual de R$ 5 mil.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior, “o objetivo é proporcionar a realização de atividades em formato online das linguagens culturais para os públicos adulto e infantil, segmentos que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social”.

Nos dois editais, as inscrições são realizadas virtualmente e poderão participar artistas residentes em Vila Velha há pelo menos dois anos, maiores de 18 anos e que vivam da arte e cultura. Só será aceita uma inscrição por proponente, até o dia 3 de novembro, às 23h59.

“Pretendemos assegurar o direito à fruição cultural, ao promover a ampliação do acesso a bens e serviços culturais produzidos na cidade, além de valorizar a memória e fomentar a cultura local na bases”, explica o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.

Editais e inscrições:

Edital nº 06/21 de Seleção de Atividades de Difusão de Arte e Cultura em Formato Virtual – clique aqui e inscreva-se.

Edital nº 07/21 Premiação de Mestres e Mestras das Culturas Populares e Tradicionais – clique aqui e inscreva-se.

Data de Publicação: quarta-feira, 13 de outubro de 2021